quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

A alta

Enfim chegou a hora da mamãe conversar com a pediatra, Dra. Sandra Marques.
A Dra. Sandra passou as seguintes orientações gerais:

  • Usar no umbigo alcool a 70% várias vezes ao dia (não usar gaze)
  • Para evitar assaduras, lavar o períneo do bebê a cada troca de fraldas (urina ou fezes) com água e o sabonete do banho. Aplique Bepantol Baby, Dermodex ou Nistatina.
  • Em caso de cólica dar 3 gotas de flagas ou dimeticona de 8-8 horas.
  • Usar RINOSORO infantil, pingar 5 gotas em cada narina 4 x ao dia, antes das mamadas.
  • Oferecer, após o bebê ter mamado os dois seios e ainda aparentar fome, complemento alimentar com NAN I pró - 1 medida para 30 ml água na primeira semana de vida, até normalizar a produção do leite materno.
Quando nasci, apresentei um quadro de Icterícia (síndrome caracterizada pela coloração amarelada da pele e mucosas do bebê, devido a uma acumulação de bilirubina no organismo). No meu caso, a cor amarelada se apresentou do peito para cima, e foi caracterizada pela Dra. Sandra como Icterícina Neonatal ou Icterícia fisiológia, muito comum nos bebês recém-nascidos.

A Dra. Sandra explicou que por ser fisiológica, não seria necessária a permanência no hospital para o banho de luz (tratamento da icterícia), mas que seria necessário tomar BANHO DE SOL diariamente por 20 minutos no período das 07h às 08h da manhã, cobrindo apenas olhos e genitália. E solicitou nossa ida ao consultório após 4 dias, para nova avaliação.



Fiz o exame para identificar meu tipo sanguíneo: O Negativo.
O sangue O Negativo é conhecido como universal. Pode ser transfundido em qualquer pessoa. Mas apenas 9% dos brasileiros possuem esse tipo sanguíneo. É muito utilizado pelos hospitais pois é o sangue que salva em situações de emergência.



terça-feira, 29 de janeiro de 2013

O período no hospital


Quando saí do berçário e fui para o quarto ver a mamãe, eu já estava de brinco e já tinha feito as primeiras vacinas - BCG e Hepatite B.

Minha mãe já estava no quarto quando cheguei. Linda, quietinha e dormindo!!
Logo que cheguei, meu pai me pegou no colo e me "paparicou" bastante...amei!

Se não fosse a tia Karine e a tia Ilma, não sei o que seria de mim, elas cuidaram de mim e da mamãe como ninguém.

No primeiro dia, minha mãe estava com soro preso no braço esquerdo, e ela teve dificuldade de me colocar para mamar no seio esquerdo - e eu passei horas mamando só no seio direito.

As minhas primeiras visitas foram: Vovó Marcinha, tia Marly, Clara e Malu. Logo depois chegaram minha irmã Ariane com Willian, e Larissa com Nicolle - amei a visita de vocês!!!!

Durante a visita, deu um presente de Grego para minha irmã Nani e minha tia Marly - um SUPER HIPER MEGA cocozinho... que elas tiveram que (ou tentaram) limpar. Para minha sorte, Larissa chegou e me salvou. Ufa!!! Obrigada Larissa!!!

Na minha primeira noite eu dormi de 01h às 06 da manhã.

No meu segundo dia no hospital, eu tomei complemento alimentar com NAN 1 pró à tarde (17h) e na hora de dormir (23h) porque a minha mãe ainda tinha pouco leite - e eu estava com muita fome!!! rs também dormi a noite toda. Mamãe me contou que eu acordei por volta das 04hs, fiquei acordada por cerca de 20 minutos olhando pra tudo... e dormi de novo.


O mais lindo e que é IMPORTANTÍSSIMO deixar registrado aqui, é que na segunda noite no hospital, o papai dormiu conosco, sentado na cadeira, só para ficar me paparicando e cuidando de mim!
TE AMO PAPAI!!!!!!

Acordei cheia de cocô e o papai me levou ao berçário para eu tomar banho... Pois enfim chegou a hora de ir para casa, e eu preciso estar linda!

domingo, 27 de janeiro de 2013

O Parto

Estavamos preparados para mais um parto normal, mas com a Sophia foi diferente.
No dia 03 de janeiro, com 37 semanas, fomos a uma consulta obstétrica de rotina, o coração batendo forte, fundo de útero com 36,5 cm, tudo caminhando perfeito para o parto normal.

No dia 08 de janeiro, com 38 semanas, fomos a uma nova consulta e surpresa: o útero diminuiu para 34 cm. A Sophia começava a se contrair... o Dr. Rinaldo (obstetra) nos alertou para um possível início de trabalho de parto a qualquer momento. Ficamos muito ansiosos... 

Esperamos por mais sete dias... e nada. No dia 15 de janeiro, com 39 semanas, fomos a mais uma consulta, desta vez o útero havia diminuído ainda mais estava com 31 cm, e nossa princesa Sophia estava se contraindo com muita frequência. Conversando com o Dr. Rinaldo ele nos aconselhou a fazer uma cesariana, pois dado a evolução do quadro, já era para ter iniciado o trabalho de parto naturalmente.

Então agendamos o parto para o DIA SEGUINTE, rsrsr. Que ansiedade!!!!

Chegamos no hospital as 09h, mas não tinha quarto disponível para a internação, como a previsão do parto era para às 14h, o papai foi trabalhar e a mamãe ficou na recepção aguardando o quarto.

SURPRESA!!!!!
Dr. Rinaldo liga para a recepção, do centro cirúrgico, às 11h, pedindo para a mamãe entrar pois ele iria antecipar o parto. rsrs (essas coisas só acontecem com a mamãe). A mamãe entrou no centro cirúrgico por volta das 11h20.

Eu NASCI às 11h54 do dia 16 de Janeiro de 2013 no Hospital Irmandade de São João Batista de Macaé, com 3.035 Kg e 47 cm de altura. Perímetro cefálico de 34 cm e APGAR no 1º minuto = 9 e no 5º minuto = 10.

Obstetras que acompanharam o parto: Dr. Rinaldo de Souza e Dr. Guaracy Gripp
Pediatra neonatal: Sandra Marques