quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Primeira consulta pediátrica - 6 dias

Quando saí do hospital, foi diagnosticado pela pediatra um quadro de Icterícia fisiológica, e por isso, a Dra. Sandra Marques recomendou o banho de sol por 20 minutos e pediu que eu comparecesse no seu consultório na terça-feira, dia 22/01/2012 às 14hs, para acompanhar o quadro diagnosticado.

Papai e mamãe me levaram ao Consultórios da Dra. Sandra, na rua Dr. Bueno, Imbetiba - Macaé.

Durante a consulta, ela avaliou reflexos, peso, altura, me colocou em pé, e eu dei dois passinhos (já queria sair andando).

Quanto a Icterícia? Graças a Deus não existia mais, e como disse a pediatra: "Eu estava igual a um veludo rosa" - linda, linda, linda!!!!!

Nesta consulta eu estava pesando 3,045 Kg e estava com 48 cm de estatura.


O teste do pezinho

Na terça-feira, dia 22/01/2013 fui com minha mãe, minha irmã Clarinha e vovô Betinho ao Posto de Saúde de Carapebus para fazer o "Teste de pezinho".

"O Teste do Pezinho é um exame laboratorial simples que tem o objetivo de detectar precocemente doenças metabólicas, genéticas e ou infeciosas que poderão causar lesões irreverssíveis no bebê, como por exemplo retardo mental. A maioria das doenças pesquisadas podem ser tratadas com sucesso desde que diagnosticadas antes mesmo de manifestar os primeiros sintomas. Existem três tipos de teste: Básico, Ampliado e Plus." - fonte: http://www.testedopezinho.com.br/index.html

Não esperamos muito, não precisamos fazer nenhum cadastro. A enfermeira me acordou, pois eu estava num soninho gostoso, e furou o calcanhar do meu pé direito várias vezes até coletar sangue suficiente para preencher os 05 espaços da cartela do exame.


Este exame laboratorial também é feito em laboratórios e geralmente é coberto pelo plano de saúde. Os exames realizados nos laboratórios são mais completos que a versão "básico" realizada nos postos de saúde.

Minha mãe solicitou o pedido do exame à pediatra no dia que saímos da maternidade, mas ela recebeu a seguinte orientação:
"Prefiro que você faça o exame que é coletado no posto de saúde, pois a análise é realizada pela APAE, e caso a criança apresente alguma doença a APAE entra em contato com a família para iniciar o tratamento imediatamente."

Verdade ou não, a única alternativa era fazer o teste no posto de saúde e solicitar o exame particular posteriormente, tudo isso dentro do período de 2 a 7 dias de vida, que é o período considerado o melhor para a realização deste exame.

Mas... segundo a minha mãe, depois de tanto furinho no meu pé, deu uma peninha de refazer o exame.

Agora temos que aguardar 2 meses e retornar ao Posto de Saúde para buscar o resultado do exame.