quarta-feira, 17 de abril de 2013

Consulta pediátrica - 1 mês

Minha segunda consulta pediatrica aconteceu em fevereiro, eu estava com 1 mês de vida.
Meu pai não pode ir, então a minha mãe levou uma folha ofício com várias dúvidas do meu pai para conversar com a pediatra.

Ela perguntou sobre:

  • marquinha roxa no meu bumbum;
  • marca da bcg que não tinha aparecido;
  • um olhinho meu estar menor que o outro;
  • eu ficar a todo tempo com o pescoço torto olhando para o alto;
  • o resultado do teste da orelinha e o reteste solicitado pela fonoaudióloga;
Todas as dúvidas tiradas e tudo considerado normal, nenhuma prescrição médica foi recomendada!
Eu estou a cada dia mais linda.

Estatura: 53 cm

Eu estou cada dia mais linda!!!

Teste do Olhinho


O Teste do Reflexo Vermelho, mais conhecido como Teste do Olhinho, é um procedimento simples que deve ser feito em todos os recém-nascidos antes da alta hospitalar e identifica precocemente problemas oculares.

O procedimento é simples, realizado pelo pediatra, sem uso de colírios prévios. É utilizado uma fonte de luz (oftalmoscópio) para se observar o reflexo que vem da retina. O reflexo vermelho normal significa que as principais estruturas internas do olho (córnea, câmara anterior, íris, pupila, cristalino e humor vítreo) estão transparentes, permitindo que a retina seja atingida de forma normal.


Meu teste do olhinho foi realizado no dia 27 de fevereiro de 2013, ela estava com 1 mês e 10 dias.

Quando mamãe ligou para a clínica de olhos, eu ainda estava com 1 semana de vida. A atendente pediu que mamãe ligasse quando eu estivesse com 20 dias de vida, pois o exame só deve ser feito após completos 30 dias de vida. Assim mamãe fez, e fizeram o agendamento para o dia 27 de fevereiro.

Realizei o exame na Clínica de Olhos de Macaé, com a Dra. Andréa de Brito Lenzi. A Dra. Andréa recebe pacientes até os 12 anos de idade para primeira consulta. Seu foco de trabalho é de neonatal aos adolescentes.

Para fazer o exame tive que chegar com 1 hora de antecedência. Não podia mamar até o final do exame, tive que colocar três gotas de colírio em cada olho, com intervalo de 10 minutos entre as gotinhas e esperar 1 hora após a última gota para a realização do exame.

A conclusão do meu exame: Normal para a idade.
Conduta solicitada: Revisão entre 08 e 10 meses de idade para exames complementares.

A Dra. Andréia explicou para a mamãe que só após os 8 meses, com a formação completa da visão é possível diagnosticas os problemas de visão. Neste exame foram analisados a biomicroscopia e fundoscopia dos olhos.


Puxa! Quanta diferença entre o exame descrito como sendo o teste do olhinho nos informativos do Ministério da Saúde e o exame que eu fiz. Porque será?! Fiquei curiosa agora!

O registro do exame está aqui:

O Teste da Orelinha

Agendamos o teste da orelinha da Sophia para o dia 05/02/2013, ela estava com 20 dias de vida.
O teste foi realizado na Clínica da Dra. Danúbia - otorrino, pela fonoaudióloga Geana Silva de Oliveira (registro CRFª. 9035).

Foram momentos de suspense até o diagnóstico de emissões otoacústicas normais tanto na orelha direita, quanto na orelha esquerda.

A fonoaudióloga sugeriu que o teste fosse refeito após 2 meses, considerado que a gestante fez uso por 1 semana de antibiótico aos 8 meses de gestação.
Ao passar esta informação para a minha pediatra, Drª Sandra, a mesma informou que esta conduta não seria realizada, e que o reteste é solicitado apenas caso o bebê faça uso de antibióticos nos primeiros dias de vida.

Bem... médicos e terapeutas poderiam se entender, ne?! Assim deixam as mamães perdidas. rs



O Teste da Orelhinha é um teste simples, que tecnicamente se chama “Teste da presença de emissões otoacústicas”. Através dele pode-se saber se o bebê ouve, ainda que nos primeiros dias de vida.

É um exame rápido e sem desconforto.

No Brasil, por lei, todos os bebês devem ser submetidos a este exame, ainda na maternidade.

O nome “ teste da orelhinha” foi criado em 1998, por uma audiologista do INES,  drª Cristina Simonek, para popularizar a triagem auditiva neonatal utilizando um método de tecnologia avançada, denominado de Emissões Otoacústicas Evocadas (EOA). 

Em 2 de agosto de 2010 através da lei nº 12303 o governo federal torna obrigatório a realização do teste da orelhinha em todos os hospitais e maternidades do país.

O TESTE DA ORELHINHA NORMAL NÃO É SEGURANÇA DE QUE A AUDIÇÃO DA CRIANÇA SERÁ NORMAL PARA SEMPRE.